A internacionalização da GOL Transportes Aéreos: um desafio enfrentado com criatividade estratégica
2008; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.18568/1980-4865.11151-167
ISSN1980-4865
Autores Tópico(s)Logistics and Infrastructure Analysis
ResumoO artigo discute a internacionalização da GOL Transportes Aéreos S/A no âmbito da América do Sul, identificando as alternativas viáveis à época (2005), explorando a adequação da estratégia utilizada, em confronto com suas competências essenciais, obtendo, assim, vantagens competitivas sustentáveis, as quais explicariam o sucesso alcançado em breve intervalo de tempo. A expansão internacional da GOL realizada no período envolveu a Argentina (Buenos Aires, Córdoba e Rosário), Bolívia (Santa Cruz de la Sierra), Paraguai (Assunção) e Uruguai (Montevidéu). Seu sucesso decorreu da prevalência de vôos de ponta de linha, permitindo que seu custeio fosse feito considerando apenas seus custos variáveis. Nessas condições, foi possível à empresa praticar tarifas bastante competitivas, dirigidas a públicos muito sensíveis a preço. No seu posicionamento competitivo, foi elemento essencial sua plataforma de aeronaves 737, particularmente adequadas à alta utilização diária da frota. Elementos fundamentais na articulação estratégica foram a criatividade da empresa, o amplo domínio dos instrumentos legais existentes, assim como a sua flexibilidade, adaptando-se ás várias condições ambientais reinantes.
Referência(s)