
PREOCUPACIONES PEDAGÓGICAS DE LOS ESTUDIANTES-PRACTICANTES DE EDUCACIÓN FÍSICA DE URUGUAY
2012; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 18; Issue: 4 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.23380
ISSN1982-8918
AutoresVerônica Gabriela Silva Piovani, Jorge Both, Juarez Vieira do Nascimento,
Tópico(s)Inclusion and Disability in Education and Sport
ResumoO objetivo do estudo foi analisar as preocupações pedagógicas dos estudantes-estagiários de dois cursos de formação de professores uruguaios de Educação Física. O instrumento de pesquisa esteve composto por: questionário sócio-demográfico, a “Escala de Preocupações Pedagógicas do Professor” e três questões abertas relacionadas às preocupações pedagógicas. Para verificar possíveis associações entre as variáveis investigadas, utilizou-se o teste qui-quadrado e a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados encontrados revelaram maior preocupação dos estudantes-estagiários uruguaios com o impacto do ensino e consigo próprio do que propriamente com a tarefa de ensinar.
Referência(s)