Sucesso/insucesso escolar: a importância do nível socioeconómico e do género
2014; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17575/rpsicol.v15i1.491
ISSN2183-2471
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto que nem a categoria “rapariga” nem a categoria “rapaz” são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socioeconómico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socioeconómico e de níveis socioeconómicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socioeconómicos e os rapazes dos diferentes níveis socioeconómicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v15i1.491
Referência(s)