Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O USO DA TECNOLOGIA X3D PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14224

ISSN

1679-1916

Autores

Tiago Hopf, Gilse Antoninha Morgental Falkembach, Fabrício Viero de Araújo,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O ensino da Matemática vem se tornando uma atividade cada vez menos produtiva, sendo poucos os alunos que conseguem apropriar-se verdadeiramente deste saber. As dificuldades começam ainda nas séries iniciais. Os altos índices de reprovação e baixo desempenho dos alunos comprovam isso. Uma das alternativas para melhorar essa constatação é o uso de jogos educacionais na forma digital que podem tornar oprocesso de ensino e aprendizagem mais prazeroso, interessante com desafios que proporcionam divertimento enquanto ensinam. Considerando a importância de jogos para o processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um jogo educativo digital, emtrês dimensões utilizando a realidade virtual como recurso de ligação entre o aluno e o conteúdo didático. Para que isso seja possível, o jogo será desenvolvido a partir datecnologia X3D, que é uma tecnologia em ascensão na construção de mundos virtuais para a Internet. O jogo visa a ensinar os conhecimentos básicos de Matemática paracrianças das séries iniciais do ensino fundamental se constituindo em um instrumento para a construção do conhecimento.

Referência(s)
Altmetric
PlumX