
O USO DA TECNOLOGIA X3D PARA O DESENVOLVIMENTO DE JOGOS EDUCACIONAIS
2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.22456/1679-1916.14224
ISSN1679-1916
AutoresTiago Hopf, Gilse Antoninha Morgental Falkembach, Fabrício Viero de Araújo,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO ensino da Matemática vem se tornando uma atividade cada vez menos produtiva, sendo poucos os alunos que conseguem apropriar-se verdadeiramente deste saber. As dificuldades começam ainda nas séries iniciais. Os altos índices de reprovação e baixo desempenho dos alunos comprovam isso. Uma das alternativas para melhorar essa constatação é o uso de jogos educacionais na forma digital que podem tornar oprocesso de ensino e aprendizagem mais prazeroso, interessante com desafios que proporcionam divertimento enquanto ensinam. Considerando a importância de jogos para o processo de aprendizagem, este artigo tem como objetivo descrever o desenvolvimento de um jogo educativo digital, emtrês dimensões utilizando a realidade virtual como recurso de ligação entre o aluno e o conteúdo didático. Para que isso seja possível, o jogo será desenvolvido a partir datecnologia X3D, que é uma tecnologia em ascensão na construção de mundos virtuais para a Internet. O jogo visa a ensinar os conhecimentos básicos de Matemática paracrianças das séries iniciais do ensino fundamental se constituindo em um instrumento para a construção do conhecimento.
Referência(s)