Artigo Revisado por pares

PRÁTICAS DE QUÍMICA NA 8ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL

2009; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 13; Linguagem: Português

10.5216/rp.v13i1/2.6952

ISSN

2238-8850

Autores

Régia Cecília de Brito,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

O presente trabalho aborda a contribuicao que as aulas praticas e/ou teorico-praticas de Quimica podem trazer a aprendizagem dos alunos. O trabalho foi desenvolvido, em 1999, com alunos da 8a serie do Colegio Educacional Merito, na cidade de Jaragua (GO). O material didatico utilizado foi O Expoente, apostila utilizada naquela escola. Foram escolhidos dois experimentos: um sobre a producao de materiais de limpeza (detergente caseiro e amaciante de roupas) e outro sobre a caracterizacao e agrupamento de algumas substâncias (quanto as funcoes quimicas), como acidos e bases. Os experimentos realizados com materiais de baixo custo e que nao necessitam de laboratorio despertaram grande interesse, e os conteudos quimicos foram mais facilmente entendidos, principalmente aqueles relacionados com atividades desenvolvidas diariamente. Na avaliacao dos depoimentos dos alunos, percebe-se que a grande maioria (95,45%) e favoravel as aulas teorico-praticas, embora alguns conceitos nao tenham sido totalmente entendidos. Comparando o desempenho dos alunos do ano de 1999 com o dos alunos do ano anterior – com aulas somente teoricas –, observa-se uma melhora significativa nas notas de aproveitamento, o que indica que as aulas praticas podem ser uteis para um melhor entendimento dos conceitos quimicos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX