Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Estratégias para o desenvolvimento da criatividade em Matemática

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 12; Issue: 23 Linguagem: Português

10.26512/lc.v12i23.3321

ISSN

1981-0431

Autores

Cleyton Hércules Gontijo,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A sociedade atual requer pessoas mais criativa e com capacidade de apresentar soluções inovadoras para os problemas encontrados nos diversos contextos em que elas estão inseridas. Para atender a tais demandas sociais, o desenvolvimento da criatividade foi inserido como um dos objetivos educacionais nos diversos níveis de ensino. Assim, no contexto educacional, cada vez mais tem sido reconhecida a necessidade de que sejam implementadas estratégias e ações que estimulem e favoreçam o desenvolvimento do potencial criativo. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo contribuir com as reflexões acerca dessas estratégias em uma das áreas do currículo escolar, a Matemática. Nessa área, os estudos têm privilegiado a resolução de problemas, a formulação de problemas e a redefinição como estratégias didático-metodológicas que possibilitem o desenvolvimento da criatividade. Deste modo, busca-se discutir, no presente trabalho, as relações entre criatividade e Matemática, descrevendo tais estratégias.

Referência(s)