Artigo Produção Nacional

As marcas culturais das festas populares do mês de junho no Brasil e em Portugal: o estudo do Fotojornalismo dos periódicos Correio da Manhã e Tribuna do Norte

2014; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português

ISSN

1982-1662

Autores

Élmano Ricarte,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Investigam-se e analisam-se as marcas e a producao de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos catolicos do mes de junho: Santo Antonio, Sao Joao e Sao Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalisticas dos periodicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manha (Lisboa, Portugal), publicadas no mes de junho de 2012. Tomam-se como base teorica e metodologica a Fotocartografia Sociocultural e a Folkcomunicacao. Pressupoe-se que tais imagens possuem conteudo e significados representacionais das manifestacoes e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos catolicos daquele mes. Busca-se identificar e analisar como as manifestacoes e culturas populares foram apropriadas pela midia fotojornalistica.

Referência(s)