
Cobranças, estratégias e “jeitinhos”: avaliações em larga escala no Rio de Janeiro
2014; Fundação Carlos Chagas; Volume: 25; Issue: 59 Linguagem: Português
10.18222/eae255920142853
ISSN1984-932X
AutoresRodrigo Rosistolato, Ana Pires do Prado, Silvina Júlia Fernández,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO objetivo deste artigo é descrever e analisar visões de gestores da rede municipal do Rio de Janeiro sobre as avaliações em larga escala e seus reflexos no cotidiano escolar. Os dados foram mapeados em quatro grupos focais, dois com diretores e dois com profissionais da gestão central e intermediária da Secretaria Municipal de Educação. Demonstraremos que, apesar das avaliações externas ainda se apresentarem como eventos extraordinários ao cotidiano escolar, há uma tendência à utilização dos dados delas resultantes como norteadores das práticas de gestão, mesmo com o desconhecimento técnico das avaliações. Foi possível perceber um “efeito dominó”. Trata-se de um conjunto de cobranças sucessivas aos agentes de acordo com sua posição na hierarquia da gestão, que induz estratégias para melhorar o desempenho institucional, assim como “jeitinhos” e estratagemas orientados pela expectativa de aumentar os índices das escolas.
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