
As práticas orais na escola: recomendações do livro didático do 1º ano do ensino fundamental
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14393/dl13-v7n1a2013-12
ISSN1980-5799
AutoresTatiane Henrique Sousa-Machado,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste estudo, de natureza qualitativa e interpretativa, tem como objetivo analisar o tratamento da oralidade nas propostas apresentadas no livro didático “Hoje é dia de Português” de Samira Campedelli, Editora Positivo (1º ano). Objetiva-se assim, discutir a oralidade como objeto de ensino; comparar as práticas às recomendações dos Parâmetros Curriculares e Diretrizes Curriculares. Desse modo, destaca-se que por mais que o manual de utilização do livro didático apresente pressupostos teóricos pautados em documentos oficiais, quando o olhar se volta às atividades propostas a oralidade é negligenciada, uma vez que os gêneros indicados nesse manual não são contemplados nas unidades. Além disso, impera a voz do docente por meio da oralização, cabendo ao aluno somente “conversar” sobre o texto lido. Pesquisas como essa, demonstram a importância da capacitação docente, para que munido do livro didático proponha outras atividades de alfabetização e ampliação dos graus de letramento do aluno.
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