Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Efeitos do Comércio Eletrônico: a percepção dos empresários associados à Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Miguel do Oeste-SC

2014; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Linguagem: Português

10.22279/navus.2014.v4n1.p111-125.172

ISSN

2237-4558

Autores

Dayani Gwozdz, Josiane Romancini, K. Fries, Lucas Miguel Gnigler, Sodriane Cezar,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Diante do cenário econômico atual, os empresários buscam agilidade, facilidade e precisão nos processos de venda e gestão de estoques. O comércio eletrônico propõe ao empresário uma forma diferenciada para disponibilizar seu produto ou serviço em um ambiente virtual ou, ainda, fazer uso dessa ferramenta em transações com indústria e fornecedores. O principal objetivo desta pesquisa foi v erificar as consequências do comércio eletrônico para os comerciantes do município de São Miguel do Oeste-SC e descobrir se essas empresas realizam alguma ação para enfrentar a concorrência desse tipo de comércio. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica, exploratória, descritiva e quantitativa. Percebeu-se que as empresas pesquisadas são de micro e pequeno porte, e que as mulheres estão no comando de muitas delas. Os empresários comentaram que o comércio eletrônico facilitou as compras de produtos em transações B2B . As vantagens pontuadas pelos entrevistados sobre o comércio eletrônico foram a facilidade, a comodidade e o baixo custo, tanto para o consumidor final como para transações entre empresas. Pouco mais da metade dos entrevistados afirma que a internet ainda não afetou os lucros da sua empresa.

Referência(s)