Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna

1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 12; Issue: 22 Linguagem: Português

10.26512/lc.v12i22.3276

ISSN

1981-0431

Autores

Ilan Gur-Ze’ev,

Tópico(s)

Philosophy and Historical Thought

Resumo

O projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.

Referência(s)