A Bildung e a Teoria Crítica na era da educação pós-moderna
1969; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 12; Issue: 22 Linguagem: Português
10.26512/lc.v12i22.3276
ISSN1981-0431
Autores Tópico(s)Philosophy and Historical Thought
ResumoO projeto Bildung é ainda viável numa era pós-moderna e sob condições pós-modernas? A Teoria Crítica ainda é relevante nas condições pós-modernas de hoje? Essas duas questões estão relacionadas de alguma maneira significativa/interessante? Neste artigo, a resposta a essas duas questões é afirmativa. Logo, outra questão se impõe: que lição recebemos desta resposta ou com que responsabilidades nos deixam a respeito das possibilidades que ainda estão abertas para a contra-educação como cultivo de si mesmo, reflexão e práxis emancipatória? Este artigo tenta mostrar que os prespectos para a resistência de hoje ao processo de desumanização, que flui da educação padronizadora, ainda estão intimamente ligados ao projeto da Bildung e à rearticulação com os pensadores críticos da Escola de Frankfurt.
Referência(s)