
Cicatriz aberta ou página virada? Lembrar e esquecer o golpe de 1964 quarenta anos depois
2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 14; Issue: 26 Linguagem: Português
10.22456/1983-201x.5394
ISSN1983-201X
Autores Tópico(s)Sociology and Education in Brazil
ResumoEm 2004, o aniversário dos 40 anos do golpe que deu início à ditadura civil-militar no Brasil motivou a irrupção no espaço público de diversos discursos de memória conflitantes relativos àquele acontecimento, com destaque para o dis- curso governamental, o dos comandantes militares e o das vítimas e seus familiares. O artigo busca, inicialmente, situar este conflito no contexto global de uma "cultura da memória"; a seguir, examina os suportes, agentes, argumentos e imagens específicos de cada um destes discursos, bem como suas estratégias de enquadramento e de silenciamento das lembranças do período; finalmente, discute o papel assumido pelos historiadores nesta "batalha de memórias".
Referência(s)