
Por que russo e, não, soviético? Cinema e semiótica do campo eslavo
2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Linguagem: Português
10.19132/1807-8583201532.15-37
ISSN1807-8583
Autores Tópico(s)Translation Studies and Practices
ResumoEste ensaio discute a dicotomia que entende o processo de denominação cultural identitária russa como forma de filiação ideológica soviética. Toma como ponto de partida o cinema de Tarkovski e seus embates com o realismo socialista porque situa aí as raízes de uma discussão, não menos polêmica, que ultrapassa os próprios limites da vanguarda revolucionária soviética. Segundo a hipótese de nosso trabalho, os embates que cercam o conflito russo versus soviético podem ser dimensionados em três eixos: o geopolítico, o cultural e o ideológico. Configurados nos campos literário, cinematográfico e semiótico, encontramos argumentos e experiências que nos levam a situar a pergunta de pesquisa como um caminho para a investigação crítica de uma história pouco conhecida.
Referência(s)