
A CONSTRUÇÃO DO ATOR <i>MULHER CONTEMPORÂNEA</i> EM PUBLICIDADES DE <i>VOCÊ S/A</i>
2013; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21709/casa.v11i1.6102
ISSN1679-3404
AutoresRaíssa Médici de Oliveira, Edna Maria Fernandes dos Santos Nascimento,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoNeste artigo, nosso objetivo é analisar, sob a perspectiva da teoria semiótica greimasiana, o modo como o ator mulher contemporânea é construído em três publicidades veiculadas no periódico VOCÊ S/A em exemplares dos anos 2001, 2004 e 2011. Embora tenhamos optado por organizar as análises nessa ordem, a questão temporal não é o cerne do nosso trabalho. Nosso enfoque, neste trabalho, recairá sobre os papéis temáticos de esposa, mãe, dona-de-casa, profissional e “mulher”, desempenhados por esse ator que, entrando em conjunção com os objetos anunciados, pode ser esposa/mãe realizada e profissional bem-sucedida ou, ainda, pode ser “mais mulher”.
Referência(s)