
Os Meios e a constituição de uma “condição retórica” da cultura
2013; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.19132/1808-5245192.36-57
ISSN1808-5245
AutoresRegiane Miranda de Oliveira Nakagawa,
Tópico(s)Semiotics and Representation Studies
ResumoEste artigo visa discutir o modo pelo qual ocorre a redefinicao das praticas retoricas, como tambem, a ressignificacao da ideia de persuadir, quando a constituicao das mensagens persuasivas e entendida pelo processo de modelizacao ocasionado pela interacao entre diferentes ambientes comunicacionais. Tendo por base a compreensao sistemica da cultura formulada pelos Teoricos da Escola de Tartu-Moscou e a definicao ambiental dos meios segundo Marshall McLuhan, procederemos a discriminacao semiotica do anuncio veiculado pelo canal a cabo HBO, com o intuito de indicar como a sua articulacao retorica nao pode prescindir da consideracao da fronteira signica edificada entre diferentes ambiencias. Com isso, criam-se as condicoes para a constituicao de uma ?memoria textual? comum que e compartilhada por um auditorio/texto, como tambem, de uma ?condicao retorica?, caracterizada por uma pratica eminentemente relacional e responsiva, pela qual o efeito retorico-persuasivo e produzido.
Referência(s)