Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Imagens perigosas: a possessão e a gênese do cinema de Jean Rouch

2005; Volume: 13; Issue: 13 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9133.v13i13p115-124

ISSN

2316-9133

Autores

Renato Sztutman,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

Este artigo trata da gênese do cinemade Jean Rouch (1917-2004), dando foco ao filme Les maîtres fous, de 1954. Com este, Rouch realiza a transição do filme etnográfico em seus moldes “clás- sicos” para um questionamento mais sofisticado so- bre a linguagem. Ao filmar um ritual de possessão na Costa do Ouro (hoje em dia, Gana), Rouch aca- ba por promover uma reflexão sobre a relação entre realidade e imaginário, que diz muito sobre outra relação, aquela que se dá entre a práxis cinemato- gráfica e a análise antropológica.

Referência(s)