Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A VIRTUALIZACAO DO ENSINO SUPERIOR: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO BRASILEIRO

2014; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18264/eadf.v4i1.207

ISSN

2177-8310

Autores

Fernanda Roda de Souza Araújo Cassundé, José Ricardo Costa de Mendonça,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A expansão das instituições de ensino superior (IES) brasileiras tem impulsionado a adesão das universidades à educação a distância (EAD), situação especialmente favorecida com a instalação de diversos campi nas cidades do interior do país e o avanço das tecnologias de informação e comunicação (TICs). O objetivo é responder às demandas educacionais atuais, que são decorrentes de uma nova ordem econômica mundial. O que se tem percebido é um notório avanço do uso da EAD, tanto em instituições públicas como em particulares, representando a propagação de uma nova educação em concordância com a sociedade do conhecimento e as novas tecnologias. Assim, diante desse cenário educacional brasileiro, torna-se importante entender como o avanço da EAD aconteceu, a fim de conhecer as suas perspectivas e o modo como está sendo viabilizada pelas IES. Palavras-chave: Educação a distância. Ensino superior. Virtualização do ensino.

Referência(s)
Altmetric
PlumX