Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O potencial significativo de games da educação: análise do Minecraft

2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português

10.11606/issn.2316-9125.v20i2p37-46

ISSN

2316-9125

Autores

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Angelica Caniello,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

<p>O presente artigo apresenta reflexões sobre o potencial significativo de games introduzidos no ambiente escolar como prática interdisciplinar. Para fins de análise, utilizamos os princípios de aprendizagem dos bons games, listados por Gee e delimitamos este estudo qualitativo na análise da linguagem de um game voltado para adolescentes que cursam o ensino fundamental II: ‘Minecraft’. Entre os resultados, destacamos que os games podem proporcionar diferentes tipos de experiência, aprendizagem e níveis de interação e ludicidade. A inserção de uma linguagem educacional (formal e informal) dialógica, lúdica, hipermidiática possibilita que o aluno seja um agente ativo do seu aprendizado, produtor e multiplicador de novos conhecimentos.<strong></strong></p><div><div><p> </p></div></div>

Referência(s)