
O potencial significativo de games da educação: análise do Minecraft
2015; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 20; Issue: 2 Linguagem: Português
10.11606/issn.2316-9125.v20i2p37-46
ISSN2316-9125
AutoresLuciana Coutinho Pagliarini de Souza, Angelica Caniello,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
Resumo<p>O presente artigo apresenta reflexões sobre o potencial significativo de games introduzidos no ambiente escolar como prática interdisciplinar. Para fins de análise, utilizamos os princípios de aprendizagem dos bons games, listados por Gee e delimitamos este estudo qualitativo na análise da linguagem de um game voltado para adolescentes que cursam o ensino fundamental II: ‘Minecraft’. Entre os resultados, destacamos que os games podem proporcionar diferentes tipos de experiência, aprendizagem e níveis de interação e ludicidade. A inserção de uma linguagem educacional (formal e informal) dialógica, lúdica, hipermidiática possibilita que o aluno seja um agente ativo do seu aprendizado, produtor e multiplicador de novos conhecimentos.<strong></strong></p><div><div><p> </p></div></div>
Referência(s)