
ATUAÇÃO DE GRADUANDOS DE FISIOTERAPIA NO PROGRAMA HIPERDIA EM LAGARTO-SE
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresAline Gonçalves Santos Viana, Caroline Souza Santos, David Mendonça Santos, Heloysa Morganna de Lima Marinho, Karolina Bomfim Silveira, Jacyara Silva Silveira, Lynn Karol Leal Santos, Guilherme Rodrigues Barbosa,
Tópico(s)Physical Education and Gymnastics
ResumoINTRODUCAO: A Universidade Federal de Sergipe- Campus Lagarto adota em uma de suas subunidades de aprendizagem a problematizacao. Assim, as Praticas de Ensino na Comunidade (PEC) tem como base para o desenvolvimento das acoes o Metodo do Arco de Charles Maguerez, dividido em cinco passos para chegar a identificacao de um determinado problema e possivel solucao para o mesmo: observacao da realidade, identificacao de pontos - chave, teorizacao, hipoteses de solucao e aplicacao a realidade. A PEC oportuniza conhecer o Sistema Unico de Saude (SUS), vivencia-lo na interacao com a comunidade e associar teoria e pratica no processo ensino-aprendizagem. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: O grupo de PEC identificou na comunidade de atuacao problemas referentes a hipertensao arterial sistemica e elaborou acoes voltadas para prevencao e controle desta condicao cronica. Uma das estrategias de acao ocorreu juntamente com a equipe de saude da familia associada ao programa Hiperdia, do Ministerio da Saude. Apos serem atendidos pela enfermeira, os pacientes seguiam para sala preparada pelos discentes para o desenvolvimento da acao. No primeiro momento foi apresentado o tema em questao e numa roda de conversa sobre alimentacao saudavel foram apresentadas figuras de alimentos, na qual os participantes identificavam quais destes eram saudaveis ou nao para que depois em um quadro fossem separados alimentos saudaveis dos nao saudaveis. Posteriormente foi feita uma atividade sobre percepcao corporal com o auxilio de bexigas, sendo que os participantes estouravam uma bola que continha uma frase dizendo o que deveria ser feito por eles, como: abracar quem estivesse ao lado ou massagea-lo. Por fim, foram demonstradas maneiras de executar auto - alongamento corporal. Nesse momento foram feitas orientacoes a respeito da importância da atividade fisica, sendo o alongamento corporal uma atividade simples que pode ser facilmente reproduzida no cotidiano. IMPACTOS: Foi possivel para os participantes aprenderem sobre os riscos de uma alimentacao inadequada com alimentos ricos em gordura e sal e a importância de manter a boa alimentacao, assim como a importância da auto - percepcao corporal, para identificacao de possiveis sinais e sintomas de alteracao da pressao arterial. O auto - alongamento teve por objetivo estimular a atividade fisica de forma simples, para que esta pudesse ser reproduzida em casa no dia a dia dos participantes. No encerramento da acao tambem foi possivel identificar impactos pelos depoimentos dos participantes, pois estes relataram o interesse pelo assunto e o quanto estavam satisfeitos pelo que aprenderam na acao. CONSIDERACOES FINAIS: O conjunto das atividades propostas e aprendidas nesta acao buscou estimular formas de controlar a pressao arterial sistemica e a melhora na qualidade de vida dos usuarios atendidos pelo programa Hiperdia, destacando a participacao de discentes de fisioterapia em acoes que integram ensino-servico-comunidade atraves do uso de uma metodologia ativa de ensino-aprendizagem, formando um profissional mais atento e proativo diante de possiveis situacoes cotidianas da vida profissional, alem de evidenciar o papel da Fisioterapia na atencao basica a saude.
Referência(s)