Pressupostos filosóficos da formação e da prática do educador
2012; Faculdade de Educação; Issue: 27 Linguagem: Inglês
10.15210/caduc.v0i27.1806
ISSN2178-079X
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA partir da concepcao da educacao como pratica mediadora das praticas historicas mediante as quais os homens constroem sua existencia pessoal e social, o artigo desenvolve uma reflexao sobre os pressupostos filosoficos da formacao e da atuacao pratica do professor. Defende a ideia de que so sera assegurada qualidade a sua pratica se, ao longo de sua formacao, lhe for garantido pelas mediacoes pedagogicas e curriculares, um complexo articulado de elementos formativos, produzidos pelo cultivo da subjetividade e que traduzam competencia epistemica tecnica e cientifica, criatividade estetica, sensibilidade etica e criticidade politica. Argumenta que esta exigencia postula a apropriacao subjetiva de uma intencionalidade que de significado a suas relacoes com o mundo da objetividade historica, processo que encontra sua referencia basica nos subsidios fornecidos pela filosofia. Palavras-chave : formacao de professor, projeto educacional, intencionalidade. Philosophical Tenets in Teacher Education and Practice Abstract This paper develops a reflection on the philosophical tenets in teacher education and practice based on the conception of education as a mediating practice of historical practices which allow humans to construct their personal and social existence. I defend that quality will only be assured to a teacher's practice if pedagogical and curriculum mediations guarantee that s/he acquires an articulated set of education elements - produced by the reinforcement of subjectivity - which should lead to epistemological, technical, and scientific competence, aesthetic creativity, ethical sensitivity, and political criticism. I assert that this requirement asks for the subjective appropriation of intentionality that gives meaning to a teacher's relations with the world of historical objectivity, a process whose basic reference lies in the support provided by Philosophy. Key-words : teacher education, educational project, intentionality.
Referência(s)