Cabra Marcado para Morrer: da história do cabra à história do filme
2005; Universidade da Beira Interior, Portugal (UBI) & Universidade Estadual de Campinas, Brasil (UNICAMP); Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1646-477X
AutoresAnne Lee Fares de Queiroz, Fernão Vítor Pessoa de Almeida Ramos,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
Resumo20 anos apos o lancamento, o filme Cabra Marcado Para Morrer, de Eduardo Coutinho levantou e continua levantando uma serie de questoes ligadas a cinematografia brasileira contemporânea, em termos de linguagem, historia do cinema, historia do pais, e ainda a propria obra do cineasta que e hoje um dos mais representativos do Brasil. Por ter atuado ao longo dos mais de 30 anos (de 1964 ate os dias atuais) com uma obra ficcional e documentaria de valor reconhecido, autores continuam se debrucando sobre seus filmes, em atividades de analise e pesquisa historica. Mesmo que 20 anos tenham se passado desde o lancamento do filme Cabra Marcado Para Morrer, este continua um marco qualitativo da cinematografia brasileira (vide as ultimas enquetes de �melhores filmes�) e uma referencia em termos de inovacao estilistica no documentario. Quando Eduardo Coutinho decide retomar, em 1981, o projeto do filme que contava a vida e a morte do lider campones Joao Pedro Teixeira, e que fora interrompido pelo golpe militar de 1964, suas intencoes, segundo ele proprio, sao de apurar a historia da luta camponesa, a experiencia da filmagem interrompida em 1964, a historia real da vida de Joao Pedro e, claro, a trajetoria de cada um dos participantes ate aquele momento presente. Como documentario, Cabra Marcado Para Morrer e um relato de como a vida de todas as pessoas envolvidas e sua confeccao foi profundamente marcada pelo momento historico do pais. O Cabra de 84 representa um emaranhado de relacoes e de indicadores do modo como a Historia age no filme (do momento de sua concepcao pelo CPC ate o de sua retomada pelo cineasta apenas) e na esfera privada. Em contrapartida, tem-se ainda a atuacao do filme sobre a Historia (como forma de reelaboracao e de revisao do fatos, e ate mesmo da construcao de discurso) e sobre a vida particular dos camponeses retratados por Coutinho. A grande transformacao de Cabra Marcado Para Morrer em relacao ao docudrama que deu-lhe origem esta justamente no fato do cineasta ter incorporado ao filme terminado todos os percalcos do seu inicio, as transformacoes na historia do pais e, principalmente, a nova etica prescrita ao documentario, a partir da etica presente no cinema verdade e da propria experiencia de Coutinho, adquirida em seus anos de trabalho na televisao, no atuacao do filme sobre a Historia (como forma de reelaboracao e de revisao do fatos, e ate mesmo da construcao de discurso) e sobre a vida particular dos camponeses retratados por Coutinho. A grande transformacao de Cabra Marcado Para Morrer em relacao ao docudrama que deu-lhe origem esta justamente no fato do cineasta ter incorporado ao filme terminado todos os percalcos do seu inicio, as transformacoes na historia do pais e, principalmente, a nova etica prescrita ao documentario, a partir da etica presente no cinema verdade e da propria experiencia de Coutinho, adquirida em seus anos de trabalho na televisao, noatuacao do filme sobre a Historia (como forma de reelaboracao e de revisao do fatos, e ate mesmo da construcao de discurso) e sobre a vida particular dos camponeses retratados por Coutinho. A grande transformacao de Cabra Marcado Para Morrer em relacao ao docudrama que deu-lhe origem esta justamente no fato do cineasta ter incorporado ao filme terminado todos os percalcos do seu inicio, as transformacoes na historia do pais e, principalmente, a nova etica prescrita ao documentario, a partir da etica presente no cinema verdade e da propria experiencia de Coutinho, adquirida em seus anos de trabalho na televisao, no programa Globo Reporter.
Referência(s)