Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A esfera simbólica da produção: estratégias de publicização do mundo do trabalho na mídia digital

2009; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Português

10.11606/issn.1982-677x.rum.2009.51170

ISSN

1982-677X

Autores

Vander Casaqui,

Tópico(s)

Diverse academic and cultural studies

Resumo

As estratégias de representação do mundo do trabalho são analisadas nesse trabalho, na tradução do sistema produtivo da cerveja Bohemia para o meio digital, em função do universo simbólico de sua marca. Dessa forma, a Fábrica Bohemia, espaço virtual que é objeto da análise, é uma construção discursiva da produção de cerveja para sustentar e ampliar as significações intangíveis da mercadoria. Essa versão midiática da produção é reificada, mercadorizada para o consumo simbólico a partir de processos de publicização – conceito que amplia o sentido da publicidade como mensagem de fundo comercial restrita a espaços delimitados de veiculação.

Referência(s)