Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

As três dimensões do conteúdo na educação física: tematizando as lutas na escola pública.

2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 11; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20396/conex.v11i4.8637599

ISSN

1983-9030

Autores

Daniel Teixeira Maldonado, Daniel Bocchini,

Tópico(s)

Physical Education and Sports Studies

Resumo

Esse estudo descreve a experiência de um projeto nas aulas de Educação Física onde os autores tematizaram as lutas. Realizado durante o 1° semestre de 2012 para alunos do 5º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal localizada na zona leste do município de São Paulo, a pesquisa teve como enfoque as três dimensões do conteúdo. Na dimensão procedimental os alunos vivenciaram algumas lutas (judô, sumo, esgrima, boxe e capoeira) de acordo com as possibilidades de material, infraestrutura e habilidade motora no contexto escolar. Na dimensão conceitual foram realizadas aulas expositivas, análise de filmes e debates para que os alunos compreendessem o contexto histórico, as principais regras e as capacidades físicas utilizadas nessas práticas corporais. Na dimensão atitudinal foram realizadas discussões envolvendo as diferenças entre brigar e treinar uma prática corporal de luta e reflexões sobre a violência existente no UFC/MMA. Após a realização do projeto, os alunos construíram uma visão diferenciada das lutas realizadas, compreenderam a história, as regras e as estratégias para participar dessas modalidades de luta e refletiram sobre a importância de vivenciar outras manifestações da cultura corporal de movimento na escola pública.

Referência(s)
Altmetric
PlumX