DESCREVER O BULLYING NA ESCOLA: estudo de um agrupamento de escolas no interior de Portugal
2009; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 9; Issue: 28 Linguagem: Português
10.7213/rde.v9i28.3169
ISSN1981-416X
AutoresBeatriz Pereira, Marta Angélica Iossi Silva, Berta Nunes,
Tópico(s)Bullying, Victimization, and Aggression
ResumoO bullying define-se como o comportamento agressivo entre pares, intencional e continuado. O bullying na escola registra-se em diferentes tipos tais como o físico, verbal e indirecto e em diferentes espaços. O objectivo desta investigação foi diagnosticar o bullying na escola e caracterizar as crianças vítimas quanto à prevalência, ISSN 1518-3483 Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 Licenciado sob uma Licença Creative Commons 1 Neste artigo, escrito em português de Portugal, foram preservadas as grafias e normas do país de origem. 456 PEREIRA, B.; SILVA, M. I.; NUNES, B. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 9, n. 28, p. 455-466, set./dez. 2009 formas e locais de ocorrência do bullying. Também pretendemos, com base nos resultados e no conhecimento sobre programas de intervenção implementados, descrever um plano a ser levado a cabo pelo agrupamento em estudo. Foi aplicado um questionário adaptado de Olweus num agrupamento de escolas do Nordeste Transmontano, no interior de Portugal. As conclusões apontaram para a disseminação do bullying, cerca de uma em cada quatro crianças foi vítima de agressão pelos pares três ou mais vezes, na escola; verifica-se que existe grande diversidade de tipos de bullying, sendo os mais difundidos o recurso ao insulto seguido da agressão física. Quanto aos locais, o recreio foi o espaço mais mencionado apesar de ser um espaço muito valorizado pelas crianças. Os valores percentuais registados recomendam a intervenção que descrevemos de forma sumária.
Referência(s)