Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Ensino da história e inovação pedagógica na transição para a democracia (Portugal, décadas de 1960 e 1970)

2014; National History Association; Volume: 2; Issue: 4 Linguagem: Português

10.20949/rhhj.v2i4.93

ISSN

1806-3993

Autores

Raquel Henriques, Joaquim Pintassilgo,

Tópico(s)

Educator Training and Historical Pedagogy

Resumo

Pretende-se, com este artigo, refletir sobre as transformações que ocorreram no nível do ensino da História em Portugal durante o curto mas complexo período anterior ou subsequente à revolução do 25 de abril de 1974. Que inovações foram sendo introduzidas nos programas? Quais as características dos manuais e de outros recursos então produzidos para o apoio aos alunos? Que métodos pedagógicos são prescritos aos professores? Concentrar-nos-emos no nível de ensino que parece ter sido mais marcado pelo espírito renovador, o Ciclo Preparatório do Ensino Secundário, correspondente aos atuais 5º e 6º anos de escolaridade. Utilizaremos como fontes um conjunto de documentos legais, designadamente programas, para além de manuais escolares e outros recursos educativos que então circularam entre o ministério e os professores.

Referência(s)