
A ANIMAÇÃO DO INANIMADO NA DRAMATURGIA DE MAIAKÓVSKI
2002; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1982-4017-02-02-03
ISSN1982-4017
Autores Tópico(s)Arts and Performance Studies
ResumoResumo Este estudo pretende identificar, na obra dramatúrgica de Maiakóvski, a presença de elementos da linguagem do teatro de animação. Procura compreender como o autor se apropria dessas expressões e as recria dando nova função dentro de sua obra. É vasta a obra do poeta, artista plástico e ator, porém, este estudo se remete a cinco peças consideradas as mais representativas: Vladimir Maiakóvski: uma tragédia, (1913); Mistério bufo ; (1917-1918) e segunda versão de 1921; O percevejo, (1928); Os banhos, (1929) e Moscou em chamas, (1930). As diferentes maneiras como Maiakóvski utiliza a linguagem do teatro de animação podem ser percebidas nos seus textos dramáticos, destacando-se: os nomes falantes, o boneco como alegoria e a humanização de objetos.
Referência(s)