Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A ANIMAÇÃO DO INANIMADO NA DRAMATURGIA DE MAIAKÓVSKI

2002; UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1982-4017-02-02-03

ISSN

1982-4017

Autores

Valmor Níni Beltrame,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Resumo Este estudo pretende identificar, na obra dramatúrgica de Maiakóvski, a presença de elementos da linguagem do teatro de animação. Procura compreender como o autor se apropria dessas expressões e as recria dando nova função dentro de sua obra. É vasta a obra do poeta, artista plástico e ator, porém, este estudo se remete a cinco peças consideradas as mais representativas: Vladimir Maiakóvski: uma tragédia, (1913); Mistério bufo ; (1917-1918) e segunda versão de 1921; O percevejo, (1928); Os banhos, (1929) e Moscou em chamas, (1930). As diferentes maneiras como Maiakóvski utiliza a linguagem do teatro de animação podem ser percebidas nos seus textos dramáticos, destacando-se: os nomes falantes, o boneco como alegoria e a humanização de objetos.

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