Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Dimensão ritual do comportamento de consumo

2007; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s0034-75902007000100013

ISSN

2178-938X

Autores

Dennis W. Rook,

Tópico(s)

Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification

Resumo

No dia-a-dia, as pessoas participam regularmente de diversas atividades ritualizadas, seja no lar, no trabalho ou no lazer, tanto como indivíduos quanto como membros de uma comunidade maior. A pessoa média também depende de diversos eventos rituais para marcar os acontecimentos signifi cativos de sua vida, como a formatura, o casamento e a morte. Apesar dessas experiências rituais abrangentes e plenas de significado, a pesquisa sobre o consumidor tem falhado em reconhecer esse amplo domínio comportamental. Este artigo apresenta e elabora o construto ritual como veículo para a interpretação do comportamento de consumo e apresenta os resultados de dois estudos exploratórios que investigam o conteúdo artefatual e psicossocial dos rituais de cuidados pessoais de adultos jovens.

Referência(s)