Dimensão ritual do comportamento de consumo
2007; FUNDAÇÃO GETÚLIO VARGAS; Volume: 47; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s0034-75902007000100013
ISSN2178-938X
Autores Tópico(s)Consumer Behavior in Brand Consumption and Identification
ResumoNo dia-a-dia, as pessoas participam regularmente de diversas atividades ritualizadas, seja no lar, no trabalho ou no lazer, tanto como indivíduos quanto como membros de uma comunidade maior. A pessoa média também depende de diversos eventos rituais para marcar os acontecimentos signifi cativos de sua vida, como a formatura, o casamento e a morte. Apesar dessas experiências rituais abrangentes e plenas de significado, a pesquisa sobre o consumidor tem falhado em reconhecer esse amplo domínio comportamental. Este artigo apresenta e elabora o construto ritual como veículo para a interpretação do comportamento de consumo e apresenta os resultados de dois estudos exploratórios que investigam o conteúdo artefatual e psicossocial dos rituais de cuidados pessoais de adultos jovens.
Referência(s)