Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A (ciber)cultura corporal no contexto da rede: uma leitura sobre os jogos eletrônicos do século XXI

2010; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 32; Issue: 2-4 Linguagem: Português

10.1590/s0101-32892010000200007

ISSN

2179-3255

Autores

Gilson Cruz, Erineusa Maria da Silva,

Tópico(s)

Qualitative research in health

Resumo

O estudo trata das conexões entre corpo, subjetividade e tecnologia, perpassadas pelos princípios da cibercultura. O corpo virtual surge, primeiramente, valendo-se da relação subjetiva estabelecida com o corpo clássico, onde cabem representações e fantasias. Estas, por sua vez, interferem no vínculo estabelecido com o corpo "clássico", ao passo que, buscam concretizar-se intermediadas pelas técnicas de síntese. Entende-se que a rede se manifesta enquanto lugar fecundo de possibilidades de produção deste corpo. Os jogos eletrônicos revelam que a relação do sujeito com as representações corporais virtuais possui finalidades múltiplas, desde a socialização democrática até busca por fama.

Referência(s)