A (ciber)cultura corporal no contexto da rede: uma leitura sobre os jogos eletrônicos do século XXI
2010; Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte; Volume: 32; Issue: 2-4 Linguagem: Português
10.1590/s0101-32892010000200007
ISSN2179-3255
AutoresGilson Cruz, Erineusa Maria da Silva,
Tópico(s)Qualitative research in health
ResumoO estudo trata das conexões entre corpo, subjetividade e tecnologia, perpassadas pelos princípios da cibercultura. O corpo virtual surge, primeiramente, valendo-se da relação subjetiva estabelecida com o corpo clássico, onde cabem representações e fantasias. Estas, por sua vez, interferem no vínculo estabelecido com o corpo "clássico", ao passo que, buscam concretizar-se intermediadas pelas técnicas de síntese. Entende-se que a rede se manifesta enquanto lugar fecundo de possibilidades de produção deste corpo. Os jogos eletrônicos revelam que a relação do sujeito com as representações corporais virtuais possui finalidades múltiplas, desde a socialização democrática até busca por fama.
Referência(s)