
PARTICIPAÇÃO DE DISCENTES DE FISIOTERAPIA NO FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS ENTRE GESTANTES E PROFISSIONAIS DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
2014; Editora Rede UNIDA; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2358-8306
AutoresPâmela Acássia Jesus Souza, Amanda Santana Santos, Evanilza Teixeira Adorno, Josefa Franciane dos Santos, Guilherme Rodrigues Barbosa,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoINTRODUCAO: A subunidade de aprendizagem Pratica de Ensino na Comunidade (PEC) utiliza a problematizacao como mediadora na construcao do conhecimento, permitindo aos academicos da Universidade Federal de Sergipe insercao precoce na comunidade, possibilitando assim maior envolvimento com a realidade da populacao a ser acompanhada ao longo do processo ensino-aprendizagem. Relata-se a experiencia de troca de conhecimentos a partir do dialogo com a comunidade, exercitada a partir de teorizacao em torno da tematica Educacao em Saude. DESCRICAO DA EXPERIENCIA: A partir do planejamento de oito estudantes do ciclo II de Fisioterapia da Universidade Federal de Sergipe/Campus Lagarto em conjunto com a equipe da unidade basica de saude (UBS) Maria do Carmo Nascimento Alves, do municipio de Lagarto ? Sergipe foi elaborado um plano de acao tendo como objetivo principal propor a adaptacao da comunidade local diante dos servicos ofertados pela UBS. O primeiro passo foi auxiliar as acoes da UBS destinadas a comunidade, com a finalidade de colocar em pratica o plano de acao, onde destacou-se o grupo de gestantes. Inicialmente elaborou-se um programa com quatro objetivos: acolhimento; orientacoes de toque fisioterapeutico e relaxamento; exercicios para melhorar a respiracao e; bate papo (troca de experiencias). As gestantes foram recepcionadas pelos estudantes enquanto no local tocava musica ambiente para tornar mais aconchegante o encontro; o toque fisioterapeutico tinha como finalidade promover a seguranca e o relaxamento da gestante com seu parceiro ou com quem estivesse lhe fazendo o toque; ensinar as gestantes a respiracao diafragmatica como forma de aperfeicoar a respiracao ao longo da gestacao; e a roda de conversa foi o momento em que as gestantes puderam tirar suas duvidas com os profissionais e estudantes presentes em relacao a gestacao: parto, amamentacao e cuidados no pre e pos-parto. IMPACTOS: Diante da experiencia, foi perceptivel por parte dos academicos a satisfacao em participar na realizacao desta acao favorecendo a troca de conhecimentos e aprendizado, permitindo assim o fortalecimento dos principios do SUS e construindo atencao integral aos usuarios. Para a equipe da UBS, a atividade com as gestantes permitiu uma melhor aproximacao e desempenho profissional, como tambem execucao dos servicos ofertados. Foi perceptivel por parte dos academicos a importância da comunicacao reciproca facilitando a resolutividade dos problemas no cotidiano dos usuarios. CONSIDERACOES FINAIS: Diante do exposto faz-se necessario construir mais acoes que favorecam a pratica de educacao em saude numa perspectiva dialogica, permitindo uma melhor aproximacao tanto das gestantes com a equipe de saude quanto dos academicos com a equipe da UBS e a comunidade.
Referência(s)