O ethos, a identidade e as reflexões deontológicas do jornalista assessor de imprensa no contexto da atuação simultânea em redações e assessorias de Natal-RN
2014; Volume: 14; Issue: 14 Linguagem: Português
ISSN
1982-1662
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO mercado jornalistico brasileiro vem passando por diversas mudancas nos ultimos anos, culminando em uma precarizacao da profissao de jornalista. Ao mesmo tempo em que o mercado exige um profissional multifuncional, este precisa estar cada vez mais especializado em cada funcao que exerce. Neste interim, uma das funcoes que passou por mais modificacoes nos ultimos anos foi a de assessor de imprensa. E comum, ao jornalista brasileiro, exercer funcoes relacionadas a comunicacao organizacional, ou ainda possuir simultaneamente vinculos empregaticios em empresas da midia e fora da midia, o que gera uma situacao profissional complexa no que diz respeito a identidade, ao ethos e a etica. Diante deste contexto, nosso objetivo geral com a pesquisa foi investigar como se da a pratica profissional dos jornalistas que atuam concomitantemente em redacoes jornalisticas televisivas e assessorias de imprensa em Natal-RN. A base metodologica foi pautada na etnometodologia, na entrevista em profundidade e na pesquisa quantitativa.
Referência(s)