
Educando sensibilidades: publicização e debate no espaço universitário sobre o documentário “sem pena ”
2015; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.32813/2179-1120.2015.v8.n1.a263
ISSN2179-1120
AutoresMarta Gouveia de Oliveira Rovai, Rafael Santos Lima,
Tópico(s)Brazilian cultural history and politics
ResumoEste artigo apresenta parte da pesquisa “Memorias silenciadas: analise das narrativas orais e filmicas sobre justica e carcere no documentario ‘Sem Pena’”, enfatizando o processo paralelo ao estudo, que tem sido a tentativa de proporcionar a divulgacao do filme e o debate entre os estudantes da Universidade Federal de Alfenas (MG), procurando “educar as sensibilidades” quanto as condicoes dos apenados no Brasil. Alem de compreender o universo prisional e as nocoes de crime e justica, por meio de narrativas orais de detentos e ex-presos, o documentario produzido pelo diretor Eugenio Gruppo, em 2014, tambem procura dar escuta a familiares, policiais e especialistas. No contexto da historia do tempo presente, entendemos que as imagens filmicas e discursos apresentados sejam reveladores da problematica historica das prisoes e da (in)justica no Brasil, que tem no espaco da penitenciaria apenas um dos icebergs da complexa realidade de oposicoes e contradicoes sociais. Assim, torna-se importante perceber o documentario como fonte historica produzida em determinado contexto e tambem entender os discursos nele apresentados e organizados como construcao de uma memoria coletiva (a prisional, em especial) marcada pela ambiguidade perpetrador/vitima, e como parte da formacao de identidade carceraria, procurando fazer-se visivel frente a sociedade que, muitas vezes, tem ignorado o direito a defesa e a vida. Nesse sentido, entendemos que, mais do que uma pesquisa, o filme pode contribuir para a sensibilizacao da comunidade academica, colaborando para romper preconceitos e mobilizar a Universidade em torno da exigencia de politicas publicas mais efetivas sobre os direitos humanos.
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