Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise

2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português

10.20396/etd.v16i1.1329

ISSN

1676-2592

Autores

Régis Henrique dos Reis Silva, Sílvio Áncizar Sánchez Gamboa,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

No momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna-se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimorar a vigilância epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.

Referência(s)