
Do esquema paradigmático à matriz epistemológica: sistematizando novos níveis de análise
2014; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v16i1.1329
ISSN1676-2592
AutoresRégis Henrique dos Reis Silva, Sílvio Áncizar Sánchez Gamboa,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoNo momento em que ocorre um aumento significativo da produção científica das ciências da ação (educação, educação física e educação especial) em termos quantitativos, sua qualidade torna-se questionável. Avaliamos que o estudo continuado dessa produção permitirá uma maior aproximação e compreensão de qual tenha sido a contribuição da pesquisa científica para o processo de análise, crítica e busca de soluções para os problemas enfrentados pelas áreas dessas ciências e suas articulações com as questões sociais mais abrangentes. Nesse sentido, visando contribuir para o debate político-epistemológico e aprimorar a vigilância epistemológica das ciências da ação, apresentamos, neste texto, a gênese e desenvolvimento da Matriz Epistemológica como instrumental de análise teórico-filosófica da produção científica das ciências da ação.
Referência(s)