
Orientabilidade ao longo de um processo grupal com adolescentes: Relato de uma experiência
2008; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-7270
AutoresGabrielle Ana Selig, Luciana Albanese Valore,
Tópico(s)Higher Education Research Studies
ResumoRESUMO Fundamentado em uma experiencia grupal com adolescentes, o estudo relata a trajetoria de sete jovens em relacao a problematica vocacional. Analisa aspectos do diagnostico de orientabilidade, antes e apos o processo, valendo-se de dados qualitativos obtidos na entrevista inicial, devolutiva e no atendimento grupal. Observou-se uma facilitacao da escolha favorecida pela diminuicao da ansiedade, pelo estabelecimento de uma relacao transferencial de aspiracao e pela superacao da situacao problematica. Os resultados parecem estar relacionados as condicoes pessoais de orientabilidade apresentadas por ocasiao do ingresso no grupo, o que ratifica a necessidade do diagnostico de orientabilidade. Os resultados tambem sinalizam a importância da participacao da escola e da familia na construcao de uma postura autonoma, como fator potencializador dos beneficios da orientacao profissional. Palavras-chave: orientabilidade; avaliacao psicologica; escolha profissional; adolescentes; orientacao vocacional.
Referência(s)