Artigo Revisado por pares

LinCity-NG como Ferramenta Pedagógica: Utilização de um Jogo de Simulação em Sala de Aula

2010; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2447-9373

Autores

Dulce Márcia Cruz, Rafael Marques de Albuquerque, Victor Abreu Azevedo,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este artigo descreve resultados de uma pesquisa que investiga as caracteristicas e as possibilidades educativas dos jogos eletronicos atraves da criacao de situacoes vividas no ambiente escolar onde criancas jogam, interagem e constroem narrativas. O texto analisa algumas observacoes de campo feitas com o LinCity-NG, um jogo de simulacao jogado em ambiente Linux, numa disciplina de Ingles, em uma sexta serie do ensino fundamental de uma escola publica de Florianopolis. O estudo mostrou que, mesmo com as dificuldades dos alunos com o idioma do jogo e com sua complexidade e jogabilidade, a pratica pode ser proveitosa, seja pelo alcance dos objetivos da disciplina seja por possibilitar mais contato com os computadores, comportamento colaborativo e motivacao para a aprendizagem. Concluimos, porem, que e fundamental a participacao ativa do professor, que necessita nao so estudar e refletir sobre o jogo, mas tambem aprender a joga-lo para que possa auxiliar seus alunos a tirar mais proveito dos jogos eletronicos em sua pratica pedagogica.

Referência(s)