Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação

1969; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Linguagem: Português

10.20952/revtee.v0i0.3255

ISSN

2358-1425

Autores

Pierre Normando Gomes-da-Silva,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de Corporeidade desenvolvido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Corporeidade, Cultura e Educação – UFPB, em seu Diagrama Ontológico da Pedagogia da Corporeidade. Trata-se de um ensaio teórico-metodológico sobre a situação de movimento como a instância educativa nuclear para o conhecimento do mundo e do autoconhecimento. Essa instância, denominada de Zona de Corporeidade, compreende um sistema comunicativo complexo em que ocorre a semiotização espacial (decifração sígnica) e o agenciamento de subjetivação. Por fim, propõe metodologias de intervenção que torna as experiências perceptivo-motoras refletidas como o epicentro da aprendizagem.

Referência(s)