Artigo Produção Nacional

O que os críticos têm a contribuir para a compreensão da trajetória do grupo galpão

2009; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 30; Issue: 1 Linguagem: Português

10.5433/1679-0383.2009v30n1p15

ISSN

1679-0359

Autores

Carolina Machado Saraiva de Albuquerque Maranhão, Mariana Mayumi Pereira de Souza,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo analisar a trajetoria do grupo teatral Galpao a luz da teoria critica frankfurtiana, mais especificamente do conceito de Industria Cultural, cunhado por Adorno e Horkheimer. O Galpao, fundado em Belo Horizonte ha vinte e seis anos, propos resistir e questionar o status quo, ao realizar pecas com conteudo critico, inspiradas no folclore popular, e ao apresentar-se na rua, buscando a popularizacao da arte teatral. Todavia, ao longo de sua trajetoria, observam-se certas modificacoes na forma de produzir seu trabalho e de buscar patrocinio. Com o reconhecimento do publico, o Galpao cresceu, se tornou famoso e passou a sobreviver com dinheiro da esfera privada. Nesse contexto, sob o prisma da Industria Cultural, realiza-se o questionamento se a arte patrocinada, transformada em mercadoria, pode se manter como instrumento de resistencia a ordem do capital. Adicionalmente, cabem questionamentos a respeito da pertinencia da teoria de Adorno e Horkheimer como instrumento de analise do complexo mercado de bens culturais na atualidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX