Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O processo de Bolonha

2008; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 9; Linguagem: Português

10.20396/etd.v9in.esp..730

ISSN

1676-2592

Autores

José Días Sobrinho,

Tópico(s)

Social and Political Issues

Resumo

Antes de examinar algumas tendências e propostas de reformas na Europa e na América Latina, parece importante fazer breves considerações sobre reformas educativas em geral. Não me ocupa aqui o propósito de desenvolver um ensaio teórico a respeito de reformas da educação. Este rápido excurso apenas traz algumas considerações mais gerais somente para tornar um pouco mais claro o entendimento de alguma coisa do muito que está acontecendo na educação superior na Europa e na América Latina. Portanto, este artigo estará dividido em três partes. Primeiramente, reflito um pouco sobre a questão das reformas educativas. Em seguida, trato das reformas que atualmente se promovem na Europa, cujo exemplo mais abrangente e mais forte é o “Processo de Bolonha”. Na terceira seção, considero aspectos das transformações da educação superior na América Latina.

Referência(s)