
NARRATIVA PEDAGÓGICA E MEMORIAIS DE FORMAÇÃO: ESCRITA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO?
2011; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 12; Issue: 26 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresGuilherme do Val Toledo Prado, Cláudia Roberta Ferreira, Carla Helena Fernandes,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoAtualmente, o conceito de escrita dos profissionais da educacao tem orientado a implementacao de programas de formacao profissional, na perspectiva de ajuda-los a explorarem e aprimorarem aspectos de sua pratica. No entanto, a reflexao sobre a propria pratica nao e um processo espontâneo do profissional da educacao isolado na rotina escolar. E preciso que haja uma intencionalidade explicita provocada tambem por algum elemento externo ao contexto das acoes repetitivas do dia-a-dia da vida escolar para colocar em marcha esse processo. Sustentamos aqui a importância de, ja na formacao inicial ou mesmo em formacao em servico, oferecer oportunidades para que os futuros profissionais assumam a conducao de suas reflexoes para que possam nao somente compreender os limites de sua futura atuacao, mas que com isso possam comecar a colecionar elementos que lhes permitam formular questoes para si mesmo, para seus colegas e para os diversos formadores que encontrarao em sua pratica profissional a partir dos registros de suas praticas profissionais. Essa perspectiva mostra-se, inclusive, compativel com muitos resultados de pesquisas atuais, que apontam, por um lado, o fato de que a acao didatica dos profissionais da educacao comportam conhecimentos e saberes que transcendem o saber teorico consolidado e, por outro, a conviccao de que a pratica pedagogica pode ser organizada teoricamente e orientada para produzir efeitos marcantes e de significativo alcance social.
Referência(s)