Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"Desenvolvendo-me por inteiro": cidadania, neoliberalismo e saúde contemporânea no currículo de Educação Física

2007; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.2816

ISSN

1982-8918

Autores

Deborah Lupton,

Tópico(s)

Sport Psychology and Performance

Resumo

Recentemente, em vários estados australianos, os campos de educação em saúde e educação física têm sido articulados nas escolas em uma única área de ensino. Este artigo identifica discursos a respeito de saúde que se evidenciam no contexto de um currículo contemporâneo de educação física em saúde, especificamente aquele que está sendo aplicado nas escolas australianas do Estado de Victoria. Por intermédio da análise do currículo e de narrativas de professores a respeito dos princípios curriculares, e de suas experiências em implementá-los, fica demonstrado que atualmente são predominantes noções particulares de saúde relacionadas aos ideais neoliberais de cidadania, hdlismo e identidade pessoal. Há uma forte evidência da influência dos pressupostos da "nova saúde pública" e de idéias a respeito da importância do controle emocional e da auto-estima, tanto no currículo quanto nos relatos dos professores. No entanto, argumenta-se que, ao mesmo tempo em que os ideais dominantes do currículo são geralmente aceitos pelos professores, há também evidências de resistência, intencionais ou não, a estes mesmos ideais no âmbito escolar.

Referência(s)