
História e Filosofia da Ciência no ensino: Há muitas pedras nesse caminho...
2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2175-7941
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA relevância da Historia e da Filosofia da Ciencia para a pesquisa em ensino de ciencias, sob diversos aspectos, tem sido apontada com bastante frequencia na literatura especializada da area. A necessidade de incorporacao de elementos historicos e filosoficos no ensino medio chega a ser praticamente consensual, o que passou a orientar curriculos de parcela significativa das licenciaturas. No entanto, os professores do nivel medio dificilmente incorporam esse tipo de conhecimento em suas praticas. Nesse trabalho, relatamos os resultados de uma pesquisa empirica, de natureza diagnostica, que buscou investigar as principais dificuldades e experiencias de tres grupos de individuos acerca do uso da Historia e da Filosofia da Ciencia para fins didaticos. Um questionario a esse respeito foi aplicado a 82 sujeitos, entre licenciandos, alunos de pos-graduacao e professores da rede publica. Os resultados suscitam uma serie de questoes para reflexao, que transcendem a preocupacao com a producao de material didatico de qualidade. O conhecimento pedagogico do conteudo, a ser melhor considerado nos cursos de formacao inicial, parece ser decisivo na superacao de visoes ingenuas sobre o trabalho com a Historia e Filosofia da Ciencia.
Referência(s)