RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS: práticas colaborativas e políticas públicas
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 13; Issue: 30 Linguagem: Português
ISSN
1982-0305
AutoresTatiana Stofella Sodré Rossini,
Tópico(s)Information Science and Libraries
ResumoNa presente obra sobre Recursos Educacionais Abertos (REA), os autores buscam apresentar os desafios para pensar a educacao universalizada e de qualidade em uma sociedade globalizada e conectada via internet. Trata-se de uma reflexao sobre as relacoes entre as politicas publicas, REA e a educacao. Os recursos educacionais abertos “sao materiais de ensino, aprendizagem e pesquisa veiculados em qualquer suporte ou midia, que estejam sob dominio publico ou licenciados de maneira aberta por licencas de direito autoral livres, tais como as do Creative Commons, permitindo que sejam utilizados ou adaptados por terceiros” (p. 39). Os autores enfatizam a necessidade de politicas, planos e programas publicos que fornecam infraestrutura de rede digital adequada para interligar as escolas com o mundo, propiciem a formacao de professores e promovam a producao de materiais educacionais abertos e livres, levando em conta os usos das tecnologias digitais pelos docentes e discentes. Conceitos como coautoria e criacao colaborativa precisam ser inseridos na educacao formal e tambem em suas novas formas de expressao, como por exemplo, a Educacao Aberta.
Referência(s)