
A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO
2014; Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.7198/geintec.v4i1.250
ISSN2237-0722
AutoresEdeni Malta da Silva, André Mauro Santos de Espíndola, Leonardo Roth, Maria Emília Camargo, Vivian Oliveira Santos, Guilherme Cunha Malafaia,
Tópico(s)Logistics and Infrastructure Analysis
ResumoO desenvolvimento tecnologico, principalmente de telecomunicacoes, possibilitou a expansao da Internet que, associado a reducao dos precos dos equipamentos, impulsionou o crescimento do comercio eletronico no mundo. Assim, essa expansao do comercio digital tem um componente fisico importante e decisivo: a logistica de entrega. A logistica, portanto, e a materializacao das transacoes eletronicas associadas a movimentacao de mercadorias/produtos. Nesse contexto, atraves de um estudo de caso, com a utilizacao de entrevistas semiestruturadas e analise SWOT, procurou-se identificar a importância da logistica para o comercio eletronico. A pesquisa foi realizada em uma cadeia varejista com atuacao nas regioes Sul e Sudeste do Brasil e os resultados, por consequencia, confirmaram que, dentre os atributos para o sucesso de uma operacao de comercio eletronico, esta a logistica, sendo esta, parte determinante da cadeia de suprimentos e que, tambem, pode produzir efeitos sobre a marca e reforca a confianca entre os consumidores, contribuindo para o crescimento do e-commerce que, entre no Brasil, entre 2001 e 2011 obteve um crescimento de 2.881,81%
Referência(s)