Artigo Produção Nacional

A IMPORTÂNCIA DA LOGÍSTICA PARA O COMÉRCIO ELETRÔNICO: UM ESTUDO DE CASO

2014; Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português

10.7198/geintec.v4i1.250

ISSN

2237-0722

Autores

Edeni Malta da Silva, André Mauro Santos de Espíndola, Leonardo Roth, Maria Emí­lia Camargo, Vivian Oliveira Santos, Guilherme Cunha Malafaia,

Tópico(s)

Logistics and Infrastructure Analysis

Resumo

O desenvolvimento tecnologico, principalmente de telecomunicacoes, possibilitou a expansao da Internet que, associado a reducao dos precos dos equipamentos, impulsionou o crescimento do comercio eletronico no mundo. Assim, essa expansao do comercio digital tem um componente fisico importante e decisivo: a logistica de entrega. A logistica, portanto, e a materializacao das transacoes eletronicas associadas a movimentacao de mercadorias/produtos. Nesse contexto, atraves de um estudo de caso, com a utilizacao de entrevistas semiestruturadas e analise SWOT, procurou-se identificar a importância da logistica para o comercio eletronico. A pesquisa foi realizada em uma cadeia varejista com atuacao nas regioes Sul e Sudeste do Brasil e os resultados, por consequencia, confirmaram que, dentre os atributos para o sucesso de uma operacao de comercio eletronico, esta a logistica, sendo esta, parte determinante da cadeia de suprimentos e que, tambem, pode produzir efeitos sobre a marca e reforca a confianca entre os consumidores, contribuindo para o crescimento do e-commerce que, entre no Brasil, entre 2001 e 2011 obteve um crescimento de 2.881,81%

Referência(s)