Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Diferentes percepções sobre a responsabilidade social corporativa em empresas líderes do Brasil e da Índia

2015; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18568/1980-4865.10118-29

ISSN

1980-4865

Autores

Mônica Cavalcanti Sá de Abreu, Fernanda Rosalina da Silva Meireles, Larissa Teixeira da Cunha,

Tópico(s)

Environmental Sustainability in Business

Resumo

Este artigo centra-se na percepção dos executivos de uma empresa brasileira e uma empresa indiana, que atuam, respectivamente, nos setores de petróleo e de siderurgia, sobre suas políticas de responsabilidade social corporativa e seus esforços para implementá-las. As entrevistas foram realizadas com os executivos de ambas as empresas, efetuando-se uma análise de conteúdo e uma comparação das semelhanças ou diferenças de abordagem da estratégia de responsabilidade social corporativa e engajamento com os stakeholders. A pesquisa confirma que a responsabilidade social corporativa depende dos valores éticos e do ambiente socioeconômico, legal e institucional do país no qual a firma opera.

Referência(s)