
EDUCAÇÃO FÍSICA, CULTURA E ESCOLA: DA DIFERENÇA COMO DESIGUALDADE À ALTERIDADE COMO POSSIBILIDADE
2009; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22456/1982-8918.8279
ISSN1982-8918
AutoresRogério Cruz de Oliveira, Jocimar Daólio,
Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoEste estudo objetiva compreender como as diferenças são significadas e representadas pelos alunos nas aulas de educação física. Trata-se de uma etnografia desenvolvida numa escola pública do município de Campinas-SP. Tal incurso levou-nos à compreensão de que as diferenças apresentadas pelos alunos constituíram parâmetros definidores de desigualdade de oportunidades, preconceitos e sectarismos. Assim, o entendimento das diferenças esteve permeado por certos reducionismos, enxergando o “outro” somente por suas características mais visíveis, obscurecendo a complexidade da dinâmica cultural. Por fim, compreendemos que é desejável que as diferenças sejam consideradas na ótica da alteridade subsidiada por uma perspectiva intercultural de educação.
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