
NOTAS SOBRE IMAGENS PARA ENSINAR GEOGRAFIA
2013; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 3; Issue: 6 Linguagem: Sueco
ISSN
2236-3904
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste texto tem a intencao de estabelecer algumas notas sobre as imagens de identidades posicionadas como ‘Outras’ na nossa sociedade. O fio condutor escolhido foi minha trajetoria de pesquisa academica, iniciada pelo livro didatico de Geografia e permeada pela midia. Objetiva-se produzir uma analitica do olhar, que conduza pelos seus enunciados uma reflexao sobre aquilo que nomeia o sujeito. Isto permite a constatar o que divide, separa, categoriza, normaliza, territorializa as identidades e, consequentemente, produz significados sobre os sujeitos. Com este pressuposto as reflexoes travadas mostram encaixes e desencaixes do livro didaticos na contemporaneidade, dita como uma epoca de intensas mudancas nos modos de ser e aprender. Como os significados, inscritos nos livros didaticos, estao proximos ao mundo da vida, do cotidiano dos estudantes - por circularem com os mesmos significados em TV, jornais, revistas, propagandas, internet, etc. - estas imagens nao estao restritas a sala de aula, somente no momento de leitura. Ampliam-se para fora da escola, onde se tornam vetores para as praticas culturais destes estudantes. O que se aprende com os significados inscritos nas imagens, pode ser potencializado para o cotidiano, ou seja, nas suas praticas sociais. Isto quer dizer que nao ha uma linha de fronteira intransponivel entre o que se aprende na escola e os modos de ser e estar na sociedade destes estudantes. Por fim, constato que, nesta minha trajetoria de tempo, outros significados nao estao circulando nessas imagens, a mesmicidade do discurso barra outros significados, mesmo diante de tantas acoes afirmativas implantadas pelas politicas publicas educacionais. Esta permanencia discursiva, fortemente visualizada, precisa ser urgentemente pensada. Palavras-chave Enino de Geografia, Imagem, Discurso, Subjetivacao, Midia. NOTES ON IMAGES TO TEACH GEOGRAPHY Abstract This paper aims at providing notes on images of identities regarded as others in our society. My own academic research starting on with my Geography textbook and cut through by media was the guiding thread I have chosen. We aim at having a critical gaze upon what guides the subject, divides, separates, ranks, normalises, territorialises, and makes meanings of subjects. Based on this assumption, reflections show pros and cons of the textbook in contemporary times, a period of deep changes in the way of being and learning. as meanings inscribed in textbooks are close to lifeworld, students’ everyday life, as they have the same meanings in other places: TV, newspapers, magazines, ads, internet, these images do not belong only to the classroom during reading. Outside of school they are drives for these students’ cultural practices. What one learns with image-inscribed meanings they bring to their everyday life, there is no border between what these students learn in school and their ways of being in society. Finally, I have found out that other meanings are not in these images in these times, discourse sameness barring other meanings, even with so many affirmatives education policies have introduced. This strongly visualised discursive permanence must be urgently investigated. Keywords Geography teaching, Image, Discourse, Subjectivation, Media.ISSN: 2236-3904REVISTA BRASILEIRA DE EDUCACAO EM GEOGRAFIA - RBEGwww.revistaedugeo.com.br - revistaedugeo@revistaedugeo.com.br
Referência(s)