
Inovando o ensino da ortografia na sala de aula.
1998; UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO; Issue: 105 Linguagem: Português
ISSN
2178-2229
AutoresKátia Leal Reis de Melo, Lúcia Lins Browne Rego,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo objetivou desenvolver e avaliar os efeitos de uma pratica pedagogica alternativa para o ensino das regras ortograficas contextuais pela qual a crianca pudesse construir compreender e explicitar os principios ortograficos, e fazer uso gerativo destes. O estudo, do qual participaram criancas de 1a e 2a series do 1o grau, constou de cinco etapas. A primeira envolveu a capacitacao do professor. Na segunda, foram constituidos tres grupos para cada serie, dos quais um experimental e dois de controle devidamente emparelhados. Na terceira etapa, pre-teste, foi verificado o nivel de ortografia das criancas e selecionada a regra a ser trabalhada na etapa de intervencao. Durante a intervencao, os grupos foram submetidos a diferentes formas de ensino da ortografia. Os grupos experimentais estiveram expostos a pratica alternativa descrita neste trabalho, enquanto os grupos-controle ficaram sujeitos as praticas ja vigentes em suas escolas. A quinta etapa constou de dois pos-testes a fim de testar e comparar o progresso e a estabilidade dos grupos quanto a aquisicao ortografica. Os resultados obtidos revelam uma significativa superioridade das criancas dos grupos experimentais frente aos grupos-controle quanto ao progresso na aquisicao da regra trabalhada. No entanto, e importante considerar que tais resultados estao restritos as regras de contexto ou as questoes ortograficas regidas por principios ou normas e que nao ha transferencia da aprendizagem de uma regra para outra, tornando-se necessario trabalhar cada uma das regras como um dominio especifico.
Referência(s)