Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Habilidades e competências docente no ambiente virtual de aprendizagem

2015; Editora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (EDIPUCRS); Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15448/2179-8435.2015.2.17749

ISSN

2179-8435

Autores

Viviane Maria Penteado Garbelini, Ely Gonçalves,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Mudancas radicais, impostas pelo processo de globalizacao, reforcada pela introducao das Tecnologias da Informacao e Comunicacao, presentes em todos os âmbitos sociais, vem impondo uma nova ordem mundial e reconfigurando todos os setores. As tecnologias de informacao e comunicacao se inserem no cotidiano de quase todos os setores da sociedade contemporânea, provocando o surgimento de diferentes formas de se comunicar, trabalhar e de produzir novos conhecimentos. Muito embora, seja um fator historico, a introducao das inovacoes nas escolas, ainda hoje ocorre muito tempo apos essas mesmas inovacoes, serem incorporadas, em tantos outros meios sociais e, nesse sentido, cabe a escola, como ambiente de formacao, romper sua forma historica de agir, fazendo frente, e, sobretudo, estando a frente desses novos desafios. Nesse sentido, cabe aos envolvidos no processo educacional, o direcionamento de novas abordagens de modo a atender as necessidades da sociedade contemporânea e, para isso, necessario se faz o aprimoramento de acoes didaticos-pedagogica que venham orientar o processo educacional de modo a proporcionar uma aprendizagem mais efetiva em todo o tempo e lugar. O presente artigo visa, por meio de uma pesquisa bibliografica, levantar as principais habilidades e competencias necessarias ao docente no trabalho com a metodologia de EaD.

Referência(s)
Altmetric
PlumX