Artigo Acesso aberto Revisado por pares

PRÁTICA DESPORTIVA, UM MEIO DE PREVENÇÃO DO BULLYING NA ESCOLA?

2013; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1982-8918.30119

ISSN

1982-8918

Autores

Marcelo Melim, Beatriz Pereira,

Tópico(s)

Martial Arts: Techniques, Psychology, and Education

Resumo

Pretende-se averiguar se a participação desportiva dos alunos (escolar ou federada) diminui a probabilidade de envolvimento em situações de bullying durante a sua permanência na escola. Estudo analítico de delineamento transversal realizado numa amostra de 1818 alunos de escolas portuguesas, com uma média de idades de 12,8 anos. Utilizou-se um questionário sobre comportamentos de bullying, adaptado de Olweus (1989), ao qual foram acrescentados tópicos sobre a participação desportiva dos alunos. Concluímos que a influência do desporto a este nível fica aquém do esperado. Porém, aspetos como o género dos praticantes e o tipo de modalidades praticadas influem nos resultados alcançados.

Referência(s)