
As representações sociais das condições de trabalho que causam desgaste aos professores estaduais paranaenses
2011; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.20396/etd.v13i1.1180
ISSN1676-2592
AutoresAdemir José Rosso, Brígido Vizeu Camargo,
Tópico(s)Health, Nursing, Elderly Care
ResumoAs representações sociais (RS) sobre as situações do trabalho docente geradoras de desgaste mental são investigadas segundo as abordagens teóricas de Moscovici e Abric. As informações foram coletadas mediante questionário (N=128), solicitando a evocação de situações geradoras de desgaste mental e, posteriormente, em entrevista (N=38), procedeu-se à tiragem sucessiva das evocações mais frequentes. As informações censitárias foram analisadas com o auxílio do SPSS; as evocações, pelo EVOC e SIMI; e as justificativas à primeira evocação, pela análise de conteúdo. Em ordem crescente são evocadas situações relativas a sentimentos, apoio, ambiente de trabalho, materialidade e centralizando a recepti¬vidade da docência; são destacados os fatores da sindicalização, do estágio da carreira, da formação, do sexo e do vínculo empregatício na constituição da RS. A coleta e a análise das informações revelam uma RS centrada no reconhecimento da docência, sendo nomeados o desinteresse, o desrespeito, a indisciplina e as salas lotadas como as situações que mais desgastam os docentes em seu trabalho.
Referência(s)