
A construção do papel do empreendedor social: mundos possíveis, discurso e o espírito do capitalismo1
2015; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Issue: 29 Linguagem: Português
10.1590/1982-25542015120109
ISSN1982-2553
Autores Tópico(s)Entrepreneurship Studies and Influences
Resumo<title>Resumo:</title><p>Este trabalho, derivado de pesquisa de pós-doutoramento<xref ref-type="fn" rid="fn02">2</xref>, trata do tema do empreendedorismo social, tendo como objeto os discursos, extraídos da mídia digital, que caracterizam e conceituam a atuação dos empreendedores sociais. O objetivo é analisar os significados atribuídos ao empreendedor social, compreendido como agente que se ajusta ao novo espírito do capitalismo (<xref ref-type="bibr" rid="B05">BOLTANSKI; CHIAPELLO, 2009</xref>), ao incorporar o papel social (<xref ref-type="bibr" rid="B08">DAHRENDORF, 2012</xref>) de transformador dos cenários de crise, e simultaneamente configurar uma resposta ao desmonte do Estado social – o que fica evidente no contexto português. O percurso teórico-metodológico trata dos paradoxos conceituais que envolvem o empreendedorismo social; da lógica empreendedora que atravessa o imaginário do capitalismo contemporâneo; da noção de discurso social proposta por Angenot; e da abordagem multidimensional da análise de discurso por Fairclough.</p>
Referência(s)